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4 dicas para fazer um planejamento de conteúdo

02/10/2018
Planejamento de conteúdo

Você já ouviu falar o bordão “conteúdo é rei”? Pois é, isso é porque a produção de conteúdo de valor tem sido cada vez mais reconhecido e utilizado como uma estratégia eficaz de marketing digital. As pessoas querem sentir que podem confiar nas marcas, através do compartilhamento da sua expertise, principalmente através de redes sociais ou blogs corporativos.

Para que os conteúdos sejam passados da melhor forma, sejam atraentes e não se tornem repetitivos, é preciso que haja um bom planejamento. Quer saber quatro dicas para fazer um planejamento de conteúdo? Então vem conferir!

1 - Tenha um objetivo definido


Para pensar no conteúdo certo, é preciso saber qual é o objetivo dele. É por isso que o primeiro passo é ter um público-alvo delimitado e saber ao menos um pouco sobre suas características - faixa etária, classe social, hábitos e interesses. Assim fica mais fácil traçar o caminho que será responsável por alcançar o objetivo.

O objetivo que um conteúdo pode ter é algo muito específico, mas alguns que costumam aparecer bastante são:
divulgação da marca: quando se abre uma nova empresa ou uma empresa já existente cria perfis online;
fortalecimento da marca: quando se vê uma necessidade de reforçar a essência da marca ou até mesmo seu nome;
vendas: quando a intenção é falar dos produtos e direcionar as pessoas para o site e/ou loja física.

2 - Defina os canais que serão utilizados


No mundo online existem infinitas formas de trazer conteúdo para o seu público. Conhecendo qual é o perfil das pessoas que vão ser atingidas, você provavelmente saberá qual é o canal mais utilizado por elas. Além disso, vale levar em consideração as tendências do marketing digital.

Ter conteúdo em páginas do Facebook, feed e histórias do Instagram e blog corporativo são tiros certeiros quando feitos da maneira certa. A dica, porém, é escolher utilizar somente o que você realmente vai dar conta de administrar e alimentar com boas publicações. É só pensar como cliente e você vai ver o quanto é decepcionante entrar em um perfil que não tem informações atualizadas, não é mesmo?

3 - Escolha os temas que serão tratados


De acordo com o seu público, o objetivo do seu conteúdo e os canais que serão utilizados, chega a parte mais importante: escolher quais serão os temas, ou seja, o conteúdo em si. Preste atenção nessas pequenas dicas para escolher o tema certo:

• Se proponha a falar de assuntos que você tenha propriedade ou contrate alguém especialista no tema. Além disso, mesmo ao falar de um tema já conhecido, tente trazer um diferencial que torne o conteúdo mais atraente e interessante;

• Procure entender de boas práticas para publicar em cada canal, por exemplo: postar “textão” no Facebook não vai passar uma boa imagem da sua marca, assim como postar textos com menos de 400 palavras vai ficar superficial para um blog;

• Publique sobre o que ninguém falou ainda na internet e fuja de assuntos superficiais e repetitivos;

• Entenda o funil de vendas e pense em temas que contemplem todas as etapas de compra, sabendo equilibrar temas mais comerciais, com outros que sejam mais informativos, para que nenhum dos aspectos fique saturado.

4 - Crie um fluxo de trabalho


Com todas as ideias no papel, agora você precisa criar, de fato, um planejamento. Não há regras para o formato que esse cronograma será feito, mas você precisa criar um fluxo de trabalho que vá funcionar para você e/ou os responsáveis pela produção de conteúdo. Planilhas compartilhadas ou softwares para gestão de tarefas podem ser bastante interessantes, mas também vale usar a criatividade para criar uma forma que permita que você tenha total controle sobre as publicações.

Viu só como dá para fazer um bom planejamento de conteúdo sem stress? Agora é só produzir! Quer ter garantia de sucesso na sua estratégia de marketing digital? Fique ligado nas próximas dicas que virão aqui no blog ou entre em contato conosco, da Social Up, para alimentar seus canais com muito conteúdo de valor!



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